Lembrete para a sua semana: Você é inspiração para outras mulheres!

Por Carol Portiolli

Escritora da News do Minas de Propósito

por Carol Portiolli | Escritora da News do Minas de Propósito

Se há uma coisa que você e eu sabemos bem é que a Síndrome da Impostora adora um palco e ama ser protagonista.

Ela aparece de mansinho, como quem não quer nada, e traz aqueles pensamentos negativos de autocrítica, baixa autoestima e questionamentos sobre tudo o que fazemos.

De tempos em tempos, até achamos que conseguimos silenciá-la, mas basta um gatilho emocional para que ela grite: “Oi! Estou aqui. não fui embora.”

E é aí que entramos em um ciclo repetitivo de desânimo, de achar que a qualquer momento alguém vai descobrir que não sabemos nada, que não somos competentes, que não teremos sucesso e tantos outros pensamentos que a Impostora se orgulha em trazer para o nosso emocional.

Talvez você esteja passando por esse momento. Por isso, venho aqui te lembrar que você inspira outras mulheres.

Pode ser uma amiga, uma seguidora nas redes sociais, uma ex-colega de trabalho ou uma empreendedora que acompanha à distância a sua trajetória profissional. 

Sei que nem sempre é fácil enxergar isso – e falo com a convicção de alguém que, nas últimas semanas, esteve em um lugar emocional vulnerável, com a Impostora querendo sabotar a minha confiança.

Mas, por incrível que pareça, a vida sempre tem um jeito de nos lembrar que estamos no caminho certo (por mais que os passos sejam desafiadores e nem sempre confortáveis).

Em meio a questionamentos parecidos com aquele meme “como eu vim parar aqui, só tenho 6 anos”, recebi menções no Linkedin de pessoas incríveis que trabalharam comigo em outro momento profissional.

Nas menções, apareceram palavras como empatia, cuidado, profissionalismo, paciência e outras mais que nem sempre consigo reconhecer em mim.

Afinal, é mais fácil a gente enxergar e tratar os outros com amor e carinho do que a pessoa mais importante das nossas vidas: nós mesmas. 

Quis trazer esse exemplo que aconteceu comigo porque, ao ler as mensagens, parece que eu acordei da apatia e da carga negativa que vêm junto com a Impostora.

A gente acaba esquecendo, na pressão de ser produtiva e bem sucedida 24 horas por dia, que outras pessoas se espelham em nossa história, nos desafios que enfrentamos, nas adversidades que contornamos, em nossos posicionamentos profissionais e pessoais, além dos valores que carregamos em cada atitude que tomamos.

Por isso, aqui fica um lembrete para a sua semana: se a vontade de desistir e o desânimo não saem da sua mente, saiba que há alguma mulher acompanhando e se inspirando na sua jornada.

Continue dando pequenos passos e subindo um degrau de cada vez. Afinal, cada passo importa – e ele pode transformar a vida de outra mulher!

Com carinho,

Carol Portiolli

Posts recentes

Imagem destacada texto 09 1

Um brinde ao amor mais bonito e empoderador da vida: o amor-próprio!

Imagem destacada 08

Mina, você já pensou sobre o que é inegociável em sua vida?

Imagem destacada texto 07

Dar um passo para trás não significa que você falhou!