Sobre os pequenos passos na vida:

Por Carol Portiolli

Escritora da News do Minas de Propósito

por Carol Portiolli | Escritora da News do Minas de Propósito

Este é o meu primeiro texto no Minas de Propósito – e são muitos os sentimentos que me atravessam enquanto escrevo estas linhas: felicidade, ansiedade (tudo que é novo acaba trazendo esse frio na barriga) e muito orgulho…

Orgulho de poder olhar para trás e valorizar cada passo que dei para chegar até aqui, apesar das dúvidas, dos medos e da voz da impostora tentando me sabotar todo dia.

Inclusive, quero compartilhar uma coisa com você: enquanto eu estava pensando no que escrever neste texto, lembrei de uma passagem de um livro que mudou a minha vida, o Talvez você deva conversar com alguém, da terapeuta Lori Gottlieb.

“A maioria das grandes transformações resulta de centenas de pequenos passos, quase imperceptíveis, que damos ao longo do caminho. Muita coisa pode acontecer no espaço de um passo”.

Não sei se você já leu este livro, mas ele é transformador e traz aquele quentinho no coração pra gente ter coragem de dar um novo passo na vida, seja no empreendedorismo feminino, no mercado corporativo (que é o meu caso), na busca pelo autoconhecimento e por uma vida com mais propósito.

Ah, falando na importância desses passos, o primeiro que preciso dar aqui é me apresentar, né? 

Então vamos lá: meu nome é Caroline Portiolli, mas pode me chamar de Carol (você me encontra no linkedin como Caroline Portiolli e no Instagram como @portiollicarol) 😉

Eu não quero que este texto seja um currículo, mas eu sou jornalista, especialista em jornalismo digital e vou finalizar um MBA em Marketing este ano (se tudo der certo, vem aí a jornada do meu terceiro TCC).

Mas essa é só uma parte de mim. Eu também sou a Carol apaixonada por livros, filmes, vinhos, pets, boas histórias, reflexões sobre a vida, conhecimento, autoconhecimento e, claro, protagonismo e empoderamento feminino.

Aliás, minha história com o Minas começou lá em 2018, quando eu produzi um artigo sobre liderança feminina na Comunicação Corporativa para o blog da empresa em que eu trabalhava. 

Na curadoria pra produzir o conteúdo, lembro que um post do coletivo nas redes sociais atravessou a minha vida. E ele trazia uma frase sobre ser uma mulher que levanta outras mulheres. 

Foi um dos conteúdos que mais mexeu comigo em toda a minha trajetória profissional, pois ele tinha muito da minha essência e das bandeiras que levanto diariamente. 

Por isso, quando a Miriã me convidou para escrever na News, eu me senti feliz, realizada e não tive dúvidas: disse sim.

É aquele tipo de passo e movimento necessário pra gente lembrar do nosso propósito, resgatar partes nossas que ficaram pelo caminho e se transformar também a partir do processo de escuta (no caso, escrita).

Saiba que a ideia deste texto é ser um espaço de acolhimento e reflexão pra gente lembrar que não estamos sozinhas, que somos merecedoras e capazes como mulheres, profissionais, mães, não-mães, empreendedoras, líderes no mercado corporativo e em todos os outros papéis que quisermos assumir na vida.

Afinal, por mais que você, eu e outras mulheres esqueçam, a vida é feita dos pequenos passos e encontros que nos atravessam diariamente.

É um storie de uma empreendedora ou produtora de conteúdo no Instagram, uma frase de um livro, uma fala na sessão de terapia, um comentário que a gente lê nas redes sociais, um filme que resolvemos assistir no fim de semana, um desafio que achamos que não vamos ser capazes de enfrentar, aquele choro de medo ou alegria, uma conversa surpreendente e inspiradora com uma profissional autônoma ou o posicionamento de uma mulher em uma reunião repleta de homens.

E, assim como dizia o post do Minas de Propósito lá em 2018, o que eu mais desejo é que este texto seja um espaço feito por mulheres que levantam outras mulheres… 

Cada uma com sua trajetória,  seus valores de vida e experiências, lembrando que cada passo que a gente dá é, sim, uma inspiração para outra mulher que está ao nosso lado.

Encerro esta carta de apresentação com o coração cheio de gratidão: à Miriã pelo convite para compartilhar minhas palavras aqui, às mulheres que transformaram a minha vida em diferentes momentos dos meus quase 31 anos, e a você, Mina, que chegou até aqui.

Esta será uma jornada de muitos novos passos, partilhas, desafios, aprendizados e transformações. E é isso que faz a vida valer a pena, né?

Com carinho,

Carol Portiolli.

Posts recentes

Imagem destacada (01)

Hey Mulher, lembre-se de que você não precisa dar conta de tudo 

Imagem destacada 02 novo

Você é merecedora das suas conquistas:

Imagem destacada (03) novo

Sobre os pequenos passos na vida: